Trabalhos de Rafael Diniz para a cadeira de Fundamentos de Computação Gráfica


Trabalho 0 - Macbeth Colorchart

O trabalho tem como objetivo a renderização de um Macbeth ColorChecker, a familiarização com os conceitos de colorimetria, espaço de cor e correção gamma, além da operação com imagem utilizando OpenGL.

Neste trabalho o arquivo de entrada macbeth.txt contendo 24 cores e suas respectivas intensidades nos diferentes valores de tamanho de onda espectral (lambda) na faixa de frequências da luz visível, em passos de 10 em 10nm, é lido por um parser que foi desenvolvido para o trabalho. Os dados do espectro são então convertidos para o espaço de cor CIE XYZ com padrão iluminante D65. Em seguida os canais XYZ das cores são convertidos para o espaço de cor sRGB, sendo que para a cor Ciano, sua componente Vermelho ficou negativa sendo normalizada para zero (o Ciano está fora do Gamut do espaço de cor sRGB, uma solução mais adequada seria fazer um Gamut mapping do Ciano no sRGB, mas esse tópico está fora do escopo desse trabalho).

Finalmente as 24 cores são exibidas na tela no formato do Macbeth ColorChecker, renderizadas utilizando comandos OpenGL chamados a partir de um software escrito na linguagem C (padrão ISO C99) ligado à biblioteca OpenGL e SDL (Simple DirectMedia Layer, para controle da janela).


Captura de tela do software exibindo a macbeth colorchart:

Relatório do Trabalho: T0_rafaeldiniz.pdf

Valores obtidos das cores em XYZ e sRGB: output.txt
Código fonte do trabalho:
- fcg-t0.zip

- Acesso direto aos arquivos individualmente

Para compilar:
$ make

Para executar:
$ ./fcg-t0 macbeth.txt



Voltar à pagina dos trabalhos.