Trabalhos de Rafael Diniz para a cadeira de Fundamentos de Computação Gráfica
Trabalho 1 - Imagem
O trabalho tem como objetivo segmentar os jogadores de futebol sobre o campo durante uma partida.
Para esse propósito foi feita a aplicação de filtros para processamento digital de imagens de forma a possibilitar um algorítmo
simples que segmenta os jogadores de futebol do campo de futebol.
O arquivo de entrada é uma imagem de uma partida de futebol com jogadores e o campo de futebol ao fundo. Nessa imagem é aplicada
primeiramente uma mudança do espaço de cor, de RGB para HSV, de forma a permitir que todas as operações sejam feitas somente
utilizando-se a componente de luminância da imagem (no caso do HSV, o canal V). Após essa transformação, são aplicadas iterações
de um filtro gaussiano e iterações do filtro da mediana, ambos com uma janela de 3x3 pixels, número de iterações especificadas como
parâmetro para o software e operando somente na componente de luminância da imagem.
Após essa etapa é aplicado um filtro de detecção de bordas, no caso o filtro de Sobel. É importante ressaltar que o objetivo
da aplicação dos dois filtros de redução de ruído, filtro da mediana e gaussiano, é de suavizar a textura do campo de futebol
de forma a deixá-lo uniforme, fator que é importante para a eficiência do filtro de Sobel.
A imagem de saída após a aplicação do filtro de Sobel é então utilizada como uma máscara para o algorítmo de detecção dos jogadores,
que copia os valores dos pixels da imagem original para a imagem de saída do software caso o valor do pixel da máscara seja
superior a um limiar estabelecido.
Foto em alta definição do jogo Espanha versus Tahiti que ocorreu no Maracanã pela Copa das Confederações de 2013.
A mesma imagem após o processamento realizado pelo software produzido para o trabalho:
Relatório do Trabalho: T1_rafaeldiniz.pdf
Pasta com as imagens utilizadas para os testes: images/
Código fonte do trabalho:
- fcg-t1.zip
- Acesso direto aos arquivos individualmente
Para compilar:
$ make
Para executar:
$ ./t1 imagem_de_entrada.ppm imagem_de_saida.ppm <numero_iteracoes_mediana> <numero_iteracoes_gaussiano>
Para converter imagens para o formato PPM foi utilizado o software Gimp. Deve ser selecionada a opção Exportar, colocada a extensão .ppm no nome da imagem, e escolher a opção
Crú quando aparecer a janela perguntando a respeito da Formatação dos dados a ser utilizada.
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