Trabalhos de Rafael Diniz para a cadeira de Fundamentos de Computação Gráfica
Trabalho 2 - Rastreamento de Raios
O trabalho apresenta um programa que renderiza uma cena contendo esferas utilizando o
algoritmo de Rastreamento de Raios, ou ray tracing.
Este trabalho apresenta a implementação do algoritmo de rastramento de raios para o desenho de uma cena com esferas. O
código foi feito em C e para o desenho da cena foram utilizados recursos da biblioteca OpenGL e da biblioteca
utilitária GLut.
O programa recebe como entrada um arquivo contendo a descrição do elemento iluminante, das esferas e da câmera e tem
como saída a cena renderizada na tela.
Abaixo encontra-se uma cena renderizada com os seguintes parâmetros:
Câmera na posição (0,0,3)
Iluminante na posição (3,2,3) e cor (0.5,1.0,0.5)
Esferas nas posições (0,0,-5), (-0.2,0.2,-2) e (0.6,0.3,-1.5) com
as cores (0.0,1.0,0.0), (1.0,0.0,0.0) e (1.0,1.0,0.0) e raios 1.0, 0.5 e 0.3.
Relatório do Trabalho: T2_rafaeldiniz.pdf
Pasta com a descrição das cenas utilizada para testes: cenas/ (a cena scene4.txt foi utilizada na imagem acima)
Código fonte do trabalho:
- fcg-t2.zip
- Acesso direto aos arquivos individualmente
Para compilar:
$ make
Para executar:
$ ./t2 cena.txt
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