:: Introdução
:: Contribua
:: História
:: FAQ
:: Código-fonte
:: Contatos
:: TODO List
:: Publicações
:: Conhecendo
:: Novo Projeto
:: Ativando e Desativando Preferências do ambiente
:: NCL Doc
:: Auto preenchimento de conectores
:: Sincronizando com Clube NCL
:: Executar aplicação no Ginga Virtual Set-top Box
:: Executar aplicação no Ginga4Windows
O código-fonte do NCL Eclipse é disponibilizado sob licença GPLv2. É possível navegar no código-fonte a partir da página:
Se você pretende desenvolver, será necessário baixar o código do NCL Eclipse. O código-fonte mais atual do NCL Eclipse é disponibilizado por meio de repositórios git.
Git é uma ferramenta de Gerenciamento de Código (em inglês Source Code Managemente ou SCM) para desenvolvedores de software que suporta desenvolvimento colaborativo com um time, e possibilita o rastreamento de alteração no código-fonte ao longo do tempo.
Git é usado por desenvolvedores, e usuários avançados que necessitam das últimas alterações no software (antes de serem disponibilizadas como versões estáveis). Usuários de software geralmente não necessitam do git; tipicamente eles irão baixar versões estáveis disponíveis pelo projeto (Se esse é o seu caso, e você não necessita do código-fonte do NCL Eclipse, saiba como instalar versões oficiais na página: Instalação).
Desenvolvedores devem se familiarizar com o Git por si próprios, por exemplo lendo a Documentação do Git.
A partir da linha de comando, é suficiente executar os seguintes comandos para obter o código-fonte do NCL Eclipse:
$ git clone https://github.com/ncleclipse/ncl30-common.git $ git clone https://github.com/ncleclipse/ncl30-validator.git $ git clone https://github.com/ncleclipse/ncl30-eclipse.git $ git clone https://github.com/ncleclipse/ncl30-quick-reference.git
Descrever o processo usando o EGit
De posse do código-fonte do NCL Eclipse, a partir de agora só falta configurar os paths do projeto para poder executá-lo:
Passo 1. Importe os projetos do ncl-eclipse, baixados anteriormente para o seu workspace atual.
Por exemplo, se você tiver os projetos do git, baixados anteriormente, dentro da pasta do seu workspace:
SEU_WORKSPACE/ncl30-common SEU_WORKSPACE/ncl30-validator SEU_WORKSPACE/ncl30-eclipse SEU_WORKSPACE/ncl30-quick-reference
É possível importar os projeto no Eclipse por meio do menu File→Import e escolhendo a opção General→Existing Projects into Workspace. Ao selecionar o diretório root como o seu workspace os seguintes projetos devem ser exibidos:
Passo 2. Para o projeto ncl30-validator, inclua a biblioteca Xerces Java (disponível em http://xerces.apache.org/xerces-j/) no classpath destes projetos.
Passo 3. Crie Link Source entre as dependências O projeto ncl30-validator deve referenciar o projeto ncl30-common e o projeto ncl30-eclipse deve referenciar os projetos ncl30-common, ncl30-validator e o ncl30-helper. Uma forma de fazer isso é criando um Link Source à pasta src do outro projeto.
Por exemplo, para criar um Link Source do projeto ncl30-validator para o ncl30-common, por exemplo, clique com o botão direito sobre o projeto ncl30-validator, depois em Properties → Java Build Path e selecione a aba Source. A seguinte tela será exibida:
Selecione a pasta ncl30-validator/ncl30-common e clique em Edit. Navegue pelo seu sistema de arquivos e escolha a pasta src do projeto ncl30-common. Certifique-se que o campo Folder Name continuará como ncl30-common.
Repita o processo para os outros projetos fazendo os Link Source necessários e descritos no início deste passo.
Com isso, todos os erros de compilação devem ter sido resolvidos.
Para testar o NCL Eclipse basta clicar com o botão direito sobre o projeto ncl30-eclipse e depois em Run As → Eclipse Application. O ambiente de testes do Eclipse carregará e lá você poderá utilizar o NCL Eclipse como se tivesse instaldo normalmente.